Quem Somos

Fundada em 1973, a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) é uma organização independente, mantida pelo setor privado e sem fins lucrativos.

A CCBC reúne empresas brasileiras e canadenses operando nos principais segmentos econômicos e tem por objetivo estimular, apoiar e expandir as relações de comércio e investimentos entre empresas privadas no Brasil e no Canadá, além de promover o intercâmbio cultural e tecnológico entre os dois países.

A CCBC trabalha com foco na construção de uma ampla rede de relacionamentos, na disseminação de informações relativas ao ambiente comercial de ambos os países e na identificação de oportunidades, tendências e fornecedores de qualidade que possam contribuir para o desenvolvimento dos negócios de seus associados no Brasil e no Canadá.

Paulo Salvador Ribeiro Perrotti

Paulo Salvador Ribeiro Perrotti

Advogado, Presidente da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), com graduação em Direito na Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, Paulo Perrotti também possui pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo; especialização em Lei de Tecnologia Informação no IBMEC / SP; em Direito do Canadá e do Quebec na Universidade de Québec à Montreal (UQÀM); em Financiamento do Mercado através do Instituto de Finanças e Responsabilidade Social da ESPM/SP.

Vanda Scartezini

Vanda Scartezini

Engenheira eletrônica com diversas especializações, com mais de 35 anos em posições de alto nível tanto no setor privado como público. Sócia de duas consultorias em TICs há mais de 30 anos, presidente do Conselho de FITEC- Fundação de C&T além de outras participações em Conselhos no Brasil e exterior; professora de MBA na USP. Foi duas vezes Secretaria Nacional no Governo Federal; Presidente do INPI, Superintendente da Sid Microeletrônica, empresa do grupo Sharp, além de outras posições similares. Tem diversos prêmios e honrarias e publicações em português e inglês.

Eliana Russi

Eliana Russi

Mais de 15 anos de experiência ajudando empresas e organizações a atingir seus objetivos internacionais no setor de mídia interativa: Indústrias de TV / Animação e Videogames. Atualmente lidera o Brazilian Game Developers Export Program / BGD, um programa patrocinado pela Apex - Brasil, Agência Brasileira de Promoção Comercial, em parceria com a Abragames, oferecendo suporte para o desenvolvimento de negócios internacionais de empresas de videogame. É Diretora Executiva do BIG Festival, o Festival Internacional de Jogos do Brasil, o principal evento da indústria para jogos independentes na América Latina.

Miriam Vasco

Miriam Vasco

Paulistana, administrador de empresas pela FAAP, MBA em Gestão de Negócios pela FGV e Gestão em Inovação pela FDC. Especialização em Finanças na NYU. Professor da Mackenzie em Tecnologia da Informação. Carreira em Tecnologia da Informação, de programador a executivo de TI em grandes empresas. Presidente atual da SUCESU-SP, fundadora e presidente da NEXTi (Organização de Executivos de TI em 2008), atual Diretora de Tecnologia da OBME (Organização Brasileira de Mulheres Empresárias) e atualmente atuando como Diretora da IPsense - Amazon AWS Partner-Cloud computing. Membro convidado da ANEEL de 1999 a 2001. Trabalho social da NEXTi com meninas periféricas e escolas públicas, para inclusão social-digital no mercado de TI. Publicação de vários artigos e materiais em mídias especializadas.

Sheila Dantas Santos

Sheila Dantas Santos

Sheila tem 23 anos de experiência profissional, a maior parte da qual foi dedicada ao desenvolvimento internacional de negócios. Trabalha para o Governo do Canadá, onde é gerente de desenvolvimento de negócios na área de Tecnologia da Informação e Comunicação. Trabalhou durante vários anos, no Brasil e na Europa, para o programa Al-Invest, da Comissão Européia. Foi diretora da Câmara de Comércio Belgo-Luxemburguesa-Brasileira em Bruxelas e, também, auditora da E&Y. Sheila é mestra em Relações Internacionais pela Universidade de Londres, fez pós-graduação em Comércio Exterior e Economia Internacional na Universidade de Barcelona, e é graduada em Administração de empresas pela Universidade de Pernambuco. Seus 10 anos de vida na Europa foram extremamente importantes na formação de sua carreira profissional.

Claudia Kakunaka

Claudia Kakunaka

Assessora Comercial do Consulado Geral do Canadá em São Paulo. Engenheira Eletricista formada pela Escola Politecnica da da USP e Pós-graduada em Administração de Empresas pela FGV possui mais de 12 anos de experiência na iniciativa privada, no segmento de telecomunicações. No Consulado em São Paulo, atua no setor de desenvolvimento de negócios e promoção comercial de empresas canadenses com foco em TI, Mídias Digitais (Desenvolvimento de Games), Tecnologias Educacionais e Tecnologias Financeiras (FinTech).

Regina Noppe

Regina Noppe

Regina é brasileira / canadense com mais de 18 anos de experiência em empresas globais. Ela é muito ativa em ambas as comunidades tecnológicas e está ajudando a fomentar as relações entre os dois países. Ela está envolvida em uma série de iniciativas que permitem que os ecossistemas tecnológicos brasileiros e canadenses se aproximem. Regina recebeu o título de "Noble Partner of Canada" pelo Embaixador do Canadá no Brasil. Ela também é Vice-Presidente do Comitê Tecnológico da CCBC e Presidente dos Alumni Canadá-Brasil, além de dirigir sua própria empresa - DREAM2B, que faz uma ponte sobre os ecossistemas tecnológicos brasileiro e canadense.

Flávio Banyai

Flávio Banyai

Empreendedor brasileiro com mais de 25 anos de experiência na área de tecnologia. É sócio-fundador e diretor de inovação da Astéria, uma agência de transformação digital que desde o seu lançamento em 2005 vem desenvolvendo importantes projetos para empresas como Kimberly-Clark, Microsoft e Unilever, além da estreita parceria com diversas agências online e startups. Formado em Design Digital pela Universidade Anhembi Morumbi, é também sócio-fundador da startup TokenPet, uma plataforma de serviços para pets. A empresa é sediada no Invest Ottawa, um importante centro de inovação do Canadá.

Etienne Beauregard

Etienne Beauregard

Profissional experiente em gerenciamento de contas e desenvolvimento de negócios. Focado na identificação e desenvolvimento de novas oportunidades de negócios, melhorando as relações com os clientes, aumentando a participação de mercado e gerando crescimento de negócios a longo prazo. Profissional de comércio internacional certificado pelo CITP (Fórum sobre Formação em Comércio Internacional).

Guilherme Fernandes

Guilherme Fernandes

Executivo sênior com mais de 16 anos de experiência em mercados financeiros (bancos e gestão de ativos), trabalhando em departamentos de Risco, Operações e Compliance. Foi sócio e COO da Ashmore Brasil e também atuou como CEO por mais de 2 anos. Atualmente parceiro da The Storm Network, possui mestrado em Finanças e Economia pela London School of Economics, um MBA em Finanças do IBMEC-RJ e é bacharel em Economia pela PUC-RJ.

Renata Silveira

Renata Silveira

Brasileira, formada em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo – USP, com pós-graduação em Internacional Business Management pela Seneca College em Toronto no Canadá, onde iniciou sua carreira na área de comércio exterior e viveu por três anos. Com mais de seis anos de experiência conduzindo operações de importação e exportação, especializou-se em negociações comerciais internacionais e desenvolvimento de mercado. Desempenha hoje a função de Coordenadora de Desenvolvimento de Negócios na Câmara de Comércio Brasil-Canadá.

Arminio Calonga Junior

Arminio Calonga Junior

Formado em administração com ênfase em negócios internacionais, desde 2006 trabalhando com promoção de exportações e importações em projetos governamentais brasileiro e de outros países. Desde 2006 atua em uma consultoria própria com foco em promoção de comércio internacional, onde atua até o presente momento. Como coordenador de desenvolvimento de negócios da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, desde 2008 é responsável por organizar diversas missões e atividades de promoção de negócios entre os países.

Paulo Rezende De Castro Reis

Paulo Rezende De Castro Reis

Especialista em negócios internacionais, com mais de 10 anos de experiência trabalhando em indústrias de Embalagens Plásticas e de Vidro, atuando como Diretor Comercial, Relações Institucionais, Gestão de Marca, Marketing, Comércio Exterior e Internacionalização de Empresas, foi responsável pela abertura e desenvolvimento de novos mercados em mais de 20 países, e de uma planta de produção no México. Em 2008 seu trabalho na empresa Védat recebeu o prêmio APEX Brasil de 2º melhor estratégia de internacionalização de marca dentre as empresas exportadoras brasileiras. Atualmente desempenha a função de Diretor de Relações Institucionais na Câmara de Comercio Brasil-Canadá.